quarta-feira, 20 de junho de 2012

Eleição para Representantes da SA8000 na Hydro Alunorte S/A

Prezados,

Em função deste Sindicato não possuir uma Conta de e-mail no Google, o que torna impossível esta resposta no local de origem, no entanto, peço a quem ler que transmita ao senhor Rogilson Rodrigues.
Primeiramente quero aqui salientar que, para qualquer pessoa fazer juízo de valor deve buscar bases sólidas e conhecimento de fatos e dados, antes de se pronunciar em um meio de comunicação que é a Internet, pois fica ridículo e sem propósito se aventurar na utilização desta ferramenta e ainda por cima acabar por passar por alguém que não tem preparo para debater na “dialética”, como afirma ter.
Segundo ponto importante, a Norma de Responsabilidade Social, SA8000, editada e registrada pela SAI - Social Accountability International, passa por revisões periódicas, assim como possui um organismo de trabalho, formado por diversos membros, os quais produzem o Documento Guia da SA8000, o qual visa orientar a aplicação da Norma, com base em fatos estudados e não esclarecidos na mesma.
Com isto e baseado no Guia editado em Fevereiro de 2011 e na versão da Norma SA8000, o chamado Representante dos Trabalhadores para a SA8000 deve ser “conduzido pelo Sindicato reconhecido”, ou seja, por aquele Sindicato representante legal dos trabalhadores, conforme Requisito de Norma Nº 9.3 e reproduzido na integra abaixo.


  • Representante dos Trabalhadores para a
SA8000
9.3 A empresa deve reconhecer que o
diálogo no local de trabalho é um
componente crítico da responsabilidade
social e assegurar que todo o pessoal não-
gerencial tenha o direito de representação
para facilitar a comunicação com a alta
administração nos assuntos relativos à
SA8000. Em instalações sindicalizadas, tal
representação deve ser conduzida por
sindicato(s) reconhecido(s). Nas outras
instalações não-sindicalizadas, o pessoal
não gerencial pode eleger um representante
do trabalhador para a SA8000 dentre os
próprios trabalhadores, para este fim. Em
nenhuma circunstância, o representante do
trabalhador para a SA8000 pode ser visto
como um substituto para a representação
sindical.

O que na época da renovação da Representação, foi feito por esta Diretoria, levando em consideração a necessidade urgente de uma trabalhadora ser apresentada como Representante, devido a elevação no número de mulheres na refinaria, assim como não ter havido a manifestação dos trabalhadores em contrário.

Salientamos aqui a forma dedicada e combativa da trabalhadora que esteve a frente da Representação da SA8000 na Hydro Alunorte S/A, apesar das dificuldades encontradas,  contrariamente ao modo debochado e irônico que o senhor Rogilson se referiu a ela.
Por outro lado é importante esclarecer que a demora da realização do pleito para a eleição de representantes da SA8000 foi ocasionado por dois fatores importantes, a falta de um esclarecimento correto sobre o procedimento, pois o mesmo não está claro na Norma, como visto anteriormente e a demora na liberação dos espaços dentro da Refinaria por parte da empresa, pois temos documentos que comprovam a solicitação de autorização para a realização do processo datados desde o segundo semestre de 2011, o que não era atendido pela Hydro Alunorte S/A.
Pode até ser que a referida liberação se deu pela atuação do senhor Rogilson, a final seu "excelente relacionamento" com a alta administração da empresa lhe tem rendido bons frutos, os quais os próprios trabalhadores relatam junto a este Sindicato, o que não nos interessa trazer a este debate no momento. Mas que este Sindicato trabalhou arduamente para a realização deste Pleito, isto é notório.
Por fim, considerando ser urgente a realização do referido Pleito, o Sindicato de forma transparente e responsável, marca registrada da Diretoria Renovação e Trabalho, promoveu a eleição para os representantes da SA8000 naHydro Alunorte S/A, onde permitiu que todos os trabalhadores tivessem acesso a inscrição e a divulgação de seus nomes, durante o processo, utilizando-se até mesmo de seus informativos para tal.
Repudiamos a atuação imoral de alguém corroído pelo ódio, como o câncer que destroi a carne, tentar se utilizar até mesmo de um momento tão importante como este para tirar proveitos próprios.
Aqueles que se vestem de bons samaritanos, mas na realidade são lobos em pele de cordeiro, os quais não tem qualquer compromisso com a verdade, mas buscam nos incautos uma oportunidade de tragar suas almas, a fim de utilizá-los como massa de manobra para seus intentos, são diariamente desmascarados, vemos aqui uma exemplo claro disto.
O pior de tudo, o senhor Rogilson é muito prepotente quando tenta se utilizar deste espaço para tentar denegrir a imagem e História que este Sindicato tem construído junto aos trabalhadores.
Tanto a trabalhadora Laura como o trabalhador Dickson foram eleitos por sua capacidade e imagem de pessoas sérias, responsáveis e comprometidas com os demais trabalhadores, não por se apresentarem como “Oposição” ou algo semelhante, contrariamente ao que aquele o faz, a fim de esconder seus reais objetivos.
  • Em um país democrático o direito a resposta deve ser facultado a todos, o que o outro “Blog” não o faz, pois trabalhadores nos comunicaram que eles agora se utilizam de censura, retirando suas postagens e comentários, para não deixar as opiniões contrárias a dele serem expostas e revelar suas reais intenções.
A Diretoria Renovação e Trabalho do SindQuímicos de Barcarena – Pará.

Nenhum comentário: