sexta-feira, 7 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra poliomielite começa sábado dia 8 de Junho

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite começa no próximo sábado (8) e segue até 21 deste mês, com a meta de vacinar 95% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. No Pará, 20.737 pessoas estarão envolvidas no trabalho, que vai usar ainda 955 veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais, para alcançar todos os pontos do Estado.

As crianças a partir de 6 meses receberão a vacina oral, as chamadas gotinhas, já que as menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável nos postos de vacinação. Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, é de suma importância a apresentação da caderneta de vacinação das crianças. “Os pais devem levar a caderneta para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial”, reforça.

No Pará, 800 mil doses da vacina estarão disponíveis nos 4.147 postos de vacinação, dos quais 2.599 fixos, 1.505 volantes e 43 fluviais. Serão usados 874 carros, 35 barcos, 28 voadeiras, 18 motocicletas, além de cavalos e búfalos, que auxiliarão nas áreas de difícil acesso.

O último caso de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi registrado no Brasil em 1989. O país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença em 1994. Jaíra Ataíde ressalta que a vacina é fundamental para garantir a erradicação da doença no Brasil.

A vacina protege contra os três sorotipos do poliovirus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da dose. Em alguns casos, como em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38º C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.


Em Belém, o Dia D da mobilização nacional é sábado (8), em programação que começa às 8 horas, na Unidade Municipal de Saúde do Guamá, que fica na rua Barão de Igarapé-Miri, 479. O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, estará presente na abertura da campanha.

Agência Pará de Notícias | Fonte: Agência Pará de Notícias ( Edna Sidou - Sespa ) :: 05/06/2013

Nenhum comentário: