O
presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo,
garantiu em audiência na segunda-feira (9) com o coordenador da bancada federal
do Pará, senador Flexa Ribeiro (PSDB) que irá incluir já no edital de
construção da Ferrovia Norte-Sul um ramal integrando o município de Paragominas
à linha de ferro ligando Açailândia, no Maranhão, até Barcarena, no Pará.
“Essa
é uma reivindicação do Governo do Estado, da bancada e de diversos setores que
vamos atender. Vamos trabalhar para já incluirmos no texto do edital de
concessão das obras esse ramal para atender Paragominas”, disse o presidente da
EPL. A audiência contou ainda com participação do secretário Especial de
Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, Sidney Rosa, do prefeito de
Paragominas, Paulo Tocantins, da prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher e
do ex-deputado federal Paulo Rocha (PT).
Além
do ramal de Paragominas, Figueiredo afirmou que também será incluído no texto
do edital um ramal de cerca de 150 quilômetros, ampliando o traçado da Ferrovia
Norte-Sul até Curuçá, para atender ao futuro Porto de Espadarte. A construção
deste ramal será definida em etapa posterior à fase de início da construção da
linha de ferro. “É importante que o ramal esteja previsto no projeto e assim
reconhecemos a necessidade de construção de um ramal até o Porto de Espadarte,
que tem um potencial fantástico, com calado (capacidade de navegação de navios
de grande porte) natural”, disse Figueiredo.
Para
o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, com a ferrovia o município ganha
mais um modal de transporte que fortalece a mineração e os outros setores
produtivos. "Essa perna da ferrovia, além de atender a mineradora Hydro,
atende os nossos produtores que ganham mais uma opção para escoar a produção da
agricultura e pecuária a um custo mais barato", afirma Tocantins.
"Também nos liga ao sul do País, contribuindo que os preços dos nossos
produtos fiquem muito mais competitivos", completa.
Assim
que for realizada a reunião com o Governo do Estado e Ministério dos
Transportes também deverá ser apresentado estudo já realizado para o ramal
prevendo a ligação entre a ferrovia e Curuçá, para atender ao futuro Porto de
Espadarte. O atendimento da solicitação de incluir Rondon do Pará ocorreu após
o Governo do Estado e a Prefeitura do Município apresentar o projeto de
investimento privado pela empresa Votorantim, que vê na ferrovia a solução
logística para o empreendimento. Em relação à Paragominas a demanda privada
atende projeto de expansão da empresa Hydro, que também deverá usar a ferrovia
para escoar a produção de bauxita. Neste caso, o ramal será ainda interligado
com a rodovia BR-010, a Belém-Brasília.
Para
o senador Flexa Ribeiro, autor de emenda aprovada no Plano Nacional de Viação
em 2008 que incluiu Barcarena no traçado da ferrovia Norte-Sul, a EPL
compreendeu as demandas existentes no Pará que determinaram as solicitações
feitas durante as audiências públicas sobre o tema realizadas este ano. “O
Governo do Pará acompanhou cada passo e esteve conosco em todas as reuniões, em
Belém e em Brasília, mostrando a real necessidade de, como diz nosso governador
Simão Jatene, evitar que o Pará seja apenas um corredor de exportação e
permitir que esses investimentos em logística ajudem nosso Estado a se
desenvolver. Sem dúvida esses ramais e o ponto de passagem por Rondon irão
beneficiar toda essa região, estimulando a chegada de mais investimento,
aquecimento da economia local e geração de empregos”, destacou o senador
paraense.
Fonte:
Jornal ORM – 16/09/2013
Um comentário:
Esta ferrovia chegará ao Porto da Terfron, localizado ao lado da comunidade de Vila de Itupanema em Barcarena, cuidado, pois na implantação deste projeto (Terfron), foram feitas várias audiências públicas e destas foram feitas vários acordos que até agora não foram cumpridos, e a comunidade espera até hoje, precisamos saber onde estão os documentos do Ministério Público que relatam tudo que foi dito e acordado nestas audiências públicas.
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