segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Trecho de ferrovia chegará a Paragominas e Barcarena

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, garantiu em audiência na segunda-feira (9) com o coordenador da bancada federal do Pará, senador Flexa Ribeiro (PSDB) que irá incluir já no edital de construção da Ferrovia Norte-Sul um ramal integrando o município de Paragominas à linha de ferro ligando Açailândia, no Maranhão, até Barcarena, no Pará.
“Essa é uma reivindicação do Governo do Estado, da bancada e de diversos setores que vamos atender. Vamos trabalhar para já incluirmos no texto do edital de concessão das obras esse ramal para atender Paragominas”, disse o presidente da EPL. A audiência contou ainda com participação do secretário Especial de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, Sidney Rosa, do prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, da prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher e do ex-deputado federal Paulo Rocha (PT).
Além do ramal de Paragominas, Figueiredo afirmou que também será incluído no texto do edital um ramal de cerca de 150 quilômetros, ampliando o traçado da Ferrovia Norte-Sul até Curuçá, para atender ao futuro Porto de Espadarte. A construção deste ramal será definida em etapa posterior à fase de início da construção da linha de ferro. “É importante que o ramal esteja previsto no projeto e assim reconhecemos a necessidade de construção de um ramal até o Porto de Espadarte, que tem um potencial fantástico, com calado (capacidade de navegação de navios de grande porte) natural”, disse Figueiredo.
Para o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, com a ferrovia o município ganha mais um modal de transporte que fortalece a mineração e os outros setores produtivos. "Essa perna da ferrovia, além de atender a mineradora Hydro, atende os nossos produtores que ganham mais uma opção para escoar a produção da agricultura e pecuária a um custo mais barato", afirma Tocantins. "Também nos liga ao sul do País, contribuindo que os preços dos nossos produtos fiquem muito mais competitivos", completa.
Assim que for realizada a reunião com o Governo do Estado e Ministério dos Transportes também deverá ser apresentado estudo já realizado para o ramal prevendo a ligação entre a ferrovia e Curuçá, para atender ao futuro Porto de Espadarte. O atendimento da solicitação de incluir Rondon do Pará ocorreu após o Governo do Estado e a Prefeitura do Município apresentar o projeto de investimento privado pela empresa Votorantim, que vê na ferrovia a solução logística para o empreendimento. Em relação à Paragominas a demanda privada atende projeto de expansão da empresa Hydro, que também deverá usar a ferrovia para escoar a produção de bauxita. Neste caso, o ramal será ainda interligado com a rodovia BR-010, a Belém-Brasília.
Para o senador Flexa Ribeiro, autor de emenda aprovada no Plano Nacional de Viação em 2008 que incluiu Barcarena no traçado da ferrovia Norte-Sul, a EPL compreendeu as demandas existentes no Pará que determinaram as solicitações feitas durante as audiências públicas sobre o tema realizadas este ano. “O Governo do Pará acompanhou cada passo e esteve conosco em todas as reuniões, em Belém e em Brasília, mostrando a real necessidade de, como diz nosso governador Simão Jatene, evitar que o Pará seja apenas um corredor de exportação e permitir que esses investimentos em logística ajudem nosso Estado a se desenvolver. Sem dúvida esses ramais e o ponto de passagem por Rondon irão beneficiar toda essa região, estimulando a chegada de mais investimento, aquecimento da economia local e geração de empregos”, destacou o senador paraense.

Fonte: Jornal ORM – 16/09/2013

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta ferrovia chegará ao Porto da Terfron, localizado ao lado da comunidade de Vila de Itupanema em Barcarena, cuidado, pois na implantação deste projeto (Terfron), foram feitas várias audiências públicas e destas foram feitas vários acordos que até agora não foram cumpridos, e a comunidade espera até hoje, precisamos saber onde estão os documentos do Ministério Público que relatam tudo que foi dito e acordado nestas audiências públicas.