quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Morre aos 80 anos Almir Gabriel, ex-governador do Estado do Pará


Perda
Ex-governador será sepultado hoje em Castanhal. Cortejo sai do Lauro Sodré.

O ex-governador do Pará Almir José de Oliveira Gabriel morreu às 8h da manhã de ontem, aos 80 anos, vítima de um um enfisema pulmonar, que causou insuficiência cardíaca e falência múltipla dos órgãos. O Governo do Pará e a Prefeitura de Belém decretaram luto oficial de sete dias e ponto facultativo hoje. Nesse período, a bandeira do Pará permanecerá a meio mastro em todos os órgãos públicos. A missa de corpo presente será celebrada às 8h, no Palácio Lauro Sodré, pelo Padre Eloy Wayth. Às 9h o cortejo parte em direção a Castanhal, onde será enterrado no jazigo da família, no cemitério público de São Francisco, nesta quarta. No mesmo local jazem os pais de Almir, que era filho de Castanhal. O cortejo será acompanhado por batedores da Polícia Militar.
Almir Gabriel passou 16 dias internado no Hospital Geral da Unimed, entubado e sedado. O primo e médico José Guataçara Gabriel informa que o enfisema pulmonar do ex-governador causava dificuldade para respirar. Ele fumava desde os 20 anos de idade. O quadro evoluiu para edema agudo pulmonar (líquido no pulmão) e levou à insuficiência cardíaca. O ex-governador foi internado no último dia 3. Ciente que estava em estado terminal, ele pediu à família que não fosse reanimado caso tivesse uma parada cardíaca. A vontade dele foi respeitada, informou Guataçara.
Almir sofria de enfisema pulmonar desde 2010. As sucessivas internações começaram no ano passado, quando sua saúde se agravou. Segundo Guataçara, Almir era "turrão", pois evitava internações e não tomava os remédios receitados. "Ele dizia, eu sou o médico, eu sei o que eu tenho que tomar", reproduz o primo. Antes de entrar na carreira política, Almir foi reconhecido cirurgião cardíaco e pneumologista. "Ele era teimoso."
No dia 3, Almir aceitou ser internado. "Sem respirar, fizemos logo a entubação dele. Devido à patologia, ele já não possuía músculos respiratórios". Três dias depois, foi feita uma traqueostomia em Almir (orifício na traquéia para respiração mecânica). Durante a internação, ele sofreu problemas renais, que foram revertidos. Anteontem à noite, teve hemorragia estomacal, causada provavelmente por estresse ou a agressão de medicamentos, que podem causar úlcera e gastrite, explica o médico. "Tentamos de tudo, mas, pela manhã, às 8h, ele não resistiu e faleceu", lamentou Guataçara. Almir não sentiu dor, segundo o médico.
Como médico, amigo e familiar do ex-governador, José Guataçara homenageou o político. Para ele, o "Pará perdeu um estadista". "Ele foi o responsável por obras marcantes no Pará. Um Estado que é dividido entre antes e depois do Almir Gabriel", reverenciou o médico, lembrando que o ex-governador era um estudioso do Pará, "conhecia tudo sobre o Estado". "Sabia distâncias entre municípios, densidades demográficas, cadeias de produção. Sabia tudo", completou, lembrando que o ex-governador, também médico, fora um dos primeiros cirurgiões cardíacos e torácicos do Estado.
Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/ acessado em 20/02/2013 às 15:30h.

A Diretoria Plena do SindQuímicos de Barcarena se solidariza a todos os paraenses, que neste momento reverenciam o Profissional, o Parlamentar, o Governante, o Grande Líder Dr. Almir Gabriel, homem que dedicou a maior parte de sua vida na construção de um Estado Poderoso, que antes de sua chagada ao Governo era tido como imenso em território e riquezas, mas que hoje é também reconhecido como um Estado de pessoas alegres, lutadoras e vitoriosas.
Que Deus o tenha e guarde, que conforte o coração de cada um de seus familiares e amigos, onde todos podem ter por certo, o Dr. Almir Gabrial jamais será esquecido, pois escreveu seu nome na História deste Estado e desta nação, como muito trabalho e suor.
Antonio Gaspar - Presidente do SindQuímicos de Barcarena - Pará.

Nenhum comentário: