sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Trabalhador da Hydro Alunorte no Pará lança nova Obra literária


Para aqueles que pensam que no Pará só tem minério e floresta, o companheiro Raimundo Sodré mostra que a história é bem diferente.

Raimundo Sodré é atualmente Técnico de Processo na área portuária da Hydro Alunorte, mas já foi um dos maiores defensores da Categoria Química de Barcarena, quando fez parte da Diretoria Sindical do SindQuímicos.

Além deste valoroso trabalho, ele nunca deixou de lado um de seus maiores dons, escrever sobre as maravilhas de nosso Estado e nossa cultura.

Mais uma vez Raimundo Sodré vem nos prestigiar com um Projeto audacioso e muito especial, o que apresentamos abaixo em suas próprias palavras:

“Anfiteatros são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a céu aberto utilizadas pelos governos romanos para realização de espetáculos públicos”.

"O projeto

A intenção do projeto é, verdadeiramente, fazer o papel de anfiteatro. É possibilitar o consumo da arte literária, por um público cada vez mais distante.
Os dados são enfáticos. O Brasil tem indicadores preocupantes quando consideramos o acesso à leitura e, principalmente, o exercício puramente literário. O cidadão brasileiro lê em média, 4 livros por ano. Este é um índice bem modesto quando comparado aos exibidos por alguns países da América do sul, como a Argentina, ou aos indicadores divulgados países europeus.

O papel das empresas

No desempenho das suas funções sociais, as empresas da região podem contribuir para a aproximação de um público específico com a literatura. Este público pode ser entendido como os funcionários das empresas, familiares e agregados. Este alvo representa um número significativo de pessoas que terá a sua rotina cultural modificada (ou otimizada) com o acesso a leitura. O Projeto Anfiteatro chama às empresas para patrocinar um movimento em favor da construção da cidadania, através da leitura."

"A edição

O título do livro que vai inaugurar o projeto será “O rio do meu lugar”. Faz uma alusão à cidade de Belém, ao entorno e aos rios que dão vida e beleza a esta parte da Amazônia. É também o nome da crônica que inicia o livro e que, à época da publicação teve grande repercussão, por causa do trato com as águas que nos banham."

O SindQuímicos de Barcarena tem o grande orgulho de ser um dos parceiros na produção desta Obra, acreditando no valor e dedicação que este companheiro de lutas e trabalho tem para com os trabalhadores, a sociedade e o Estado do Pará.

Infelizmente a empresa Hydro Alunorte não adotou este projeto, apesar de sua potencialidade econônomica, ainda não consegue visualizar que o mundo do trabalho não produz apenas o Lucro às empresas, mas também valores humanos como nosso companheiro Sodré, capaz de exceder os limites do profissionalismo, adentrando no mundo da arte contemporânea e da valorização da beleza da vida.

Parabéns Sodré e continue contando com os companheiros do SindQuímicos de Barcarena e da Diretoria Renovação e Trabalho.

Antonio Gaspar
Presidente

Nenhum comentário: