domingo, 12 de maio de 2013

28 de Abril - Dia Internacional em Memória às vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho


COMBATER OS ACIDENTES E AS DOENÇAS
NO TRABALHO: UMA MISSÃO DE TODOS!

Infelizmente os acidentes na Hydro Alunorte continuam acontecendo, apesar das novas ferramentas implantadas pela empresa, desde o ano passado quando foram alcançadas marcas dolorosas e nada benéficas.

A Diretoria Renovação e Trabalho tem acompanhado aqueles que estão de benefício no INSS, quando vem buscar apoio no SindQuímicos, assim como também aqueles que apesar de não ir para o INSS, estão sofrendo em função de doenças causadas pelas atividades no trabalho, como é o caso de dezenas de trabalhadores na Hydro Alunorte.

Juntamente com o Sindicato, alguns trabalhadores têm lutado para mudar esta história de sofrimentos. Um exemplo disso é a vitória que está sendo desenhada na vida do trabalhador Raimundo Maciel, da GEVAP.

Após sofrer um acidente em sua área, porém não reconhecido pela empresa, ainda enfrentou o assedio de seus superiores, perdendo o adicional de Periculosidade, passou por uma forte pressão psicológica e foi colocado em uma subfunção.

No entanto, ao procurar o Sindicato, além de ser recebido com todo o apoio necessário, foi encorajado a lutar por seus direitos, estando prestes a receber sentença favorável em seu processo, com o reconhecimento de seu acidente e devidas compensações.

Procure o Sindicato e saia com a certeza de uma vitória e solução para o seu problema.




A campanha da OIT destaca este ano a “Prevenção de doenças ocupacionais”, que continuam a ser a principal causa de mortes relacionadas ao trabalho em todo o mundo. Segundo estimativas da Organização, de um total de 2,34 milhões de vítimas fatais por ano, 321 mil se devem a acidentes e os 2,02 milhões restantes decorrem de vários tipos de doenças, em uma média superior a 5,5 mil mortes diárias.

No Brasil o resultado é que entre 2005 e 2010 ocorreram 3,8 milhões de acidentes. Destes, 16,5 mil resultaram em mortes e 74,7 mil ficaram incapacitados. Entre os fatores que contribuem para estas estatísticas estão a degradação das condições e do meio ambiente do trabalho, falta de treinamento, não fornecimento de equipamento de proteção individual, remuneração por produção (que induz ao trabalho excessivo e exaustivo), assédio moral e pressão por metas.
Fonte: http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2013/04/26/28-de-abril-dia-internacional-em-memoria-as-vitimas-de-acidentes-e-doencas-do-trabalho/



Nenhum comentário: