sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Nova soja transgênica será experimental

O plantio da nova soja transgênica desenvolvida pela Monsanto, a Intacta RR2, deve ocorrer em caráter experimental na temporada 2013-2014, segundo representantes da cadeia produtiva. Luiz Nery Ribas, engenheiro agrônomo e gerente de Relações Institucionais da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), avalia que a disponibilidade de sementes não dever ser ampla e levará algum tempo para que a nova tecnologia seja aceita.
A Coamo Agroindustrial Cooperativa orientou os seus produtores a testar a tecnologia em apenas 2% ou 3% da área nesse ciclo para mapear como ela se adaptará aos diferentes microclimas das regiões em que o grupo atua. “Estamos fazendo pequenas áreas para demonstração. Tem bastante produtor interessado, mas são poucos os que vão plantar”, diz José Varago, superintendente-técnico da Coamo Agroindustrial Cooperativa.
Para Varago, a aprovação da Intacta RR2 pela China ocorreu muito tarde, depois que a maior parte dos agricultores já tinha definido a contratação de insumos para safra 2013-2014. “Embora estivesse liberada no Brasil, a Monsanto não a negociou por causa dos chineses e, quando saiu a autorização, os produtores já tinham escolhido as variedades”, afirma.
A tecnologia foi autorizada pelos chineses em junho deste ano, faltando cerca de três meses para o início da temporada de plantio no País. Conforme a Monsanto, a decisão de esperar a autorização de todos os mercados importadores para lançar comercialmente o produto não é exclusividade da Intacta RR2. “É um compromisso que a empresa assume em todas as tecnologias”, esclarece Guilherme Lobato, gerente de biotecnologia da companhia.
Em parceria com as marcas licenciadas e aproximadamente 100 multiplicadores, foram produzidas 2,8 milhões de sacas de 60 quilos de sementes, o suficiente para plantar 2,5 milhões de hectares, quase 8% da área total de 29 milhões de hectares estimada pelas consultorias do setor.

Fonte: O Liberal – 11/10/2013

Nenhum comentário: