quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pará defende propostas para Código Mineral

BRASÍLIA - O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, apresentou na quarta-feira, 11/09 , em Brasília, aos membros da comissão especial que analisa o projeto do novo Código de Mineração, seis alterações na proposta que cria o novo marco regulatório para o setor mineral do País (projetos de lei 37/11, 5807/13 e apensados). Helenilson defendeu que o novo de Código de Mineração já traga em seu texto a definição exata da alíquota da Contribuição pela Exploração dos Recursos Minerais (CFEM) - uma espécie de royalties da mineração.
Pela proposta do Executivo (PL 5807/13), a alíquota máxima da contribuição passa dos atuais 2% para 4%, mas o percentual exato de cada mineral será definido por decreto. Durante a audiência pública na Câmara dos Deputados, Pontes explicou que no caso do minério de ferro - que responde por 70% da CFEM - a alíquota seria sempre de 4%. Outros minérios, como agregados da construção civil e agrominerais (fertilizantes), teriam alíquota fixa de 1%. Entre outras sugestões, Pontes citou ainda a responsabilização das mineradoras não só por passivos ambientais, mas também por passivos sociais da atividade; a garantia de uma vaga para estados e municípios produtores no Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM); a previsão de pagamento de um adicional de participação especial por minas de grande rentabilidade ou com grande produção, e a distribuição da CFEM também para municípios vizinhos, entre outros pontos. O vice-governador do Pará comenta a sugestão de responsabilizar as mineradoras por passivos ambientais.
 “O que nós queremos é que grandes projetos de mineração, especialmente os localizados no interior do Pará, onde há um déficit de serviço público, que funcionam como matriz de atração de pessoas, sejam responsáveis legalmente pelas condicionantes sociais. Não dá para admitir que um dos maiores projetos de mineração do mundo, o S11D da Vale, tenha um Licenciamento ambiental tratando de cavernas, rios, árvores, solos e não pense nas pessoas”, disse.

REQUERIMENTO
Na mesma reunião, também foi aprovado pelos membros da comissão especial um requerimento do deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) para a realização de uma audiência pública na região do Carajás para se discutir com os setores interessados da região o novo Marco Regulatório da Mineração. Na justificativa, o deputado apresenta a província mineral do Carajás como uma das mais ricas em minérios do mundo, com produção anual de 120 toneladas de minério de ferro, com expectativa de aumento para 250 toneladas nos próximos anos. “Essa é uma reivindicação da região, que não se sentiu representada na última audiência em Belém. Vou definir com o governador e com o relator do projeto uma data, provavelmente início de outubro, em Parauapebas. Recomendo que todos da região do Carajás reúnam propostas para debatermos e garantirmos o interesse de nossa região na aprovação do projeto”, disse o deputado.

Fonte: Cliptvnews – Notícias – 02/10/2013

Nenhum comentário: