domingo, 24 de março de 2013

Dilma propõe parceria com Legislativo ao anunciar política para proteger consumidor


A parceria entre os três poderes da República para a efetivação dos direitos dos cidadãos foi destacada, nesta sexta-feira (15), no Palácio do Planalto, durante cerimônia em que o governo federal comemorou do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, (15 de março) e lançou o Plano Nacional das Relações de Consumo e Cidadania. O plano reúne medidas para proteção do consumidor e foi elaborado a partir de propostas defendidas pelos órgãos de defesa do consumidor, com a participação de vários ministérios, de agências reguladoras e do Banco Central.

Na cerimônia, que contou com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a presidente Dilma Rousseff enfatizou que a medida representa uma nova política de Estado, que vai regulamentar e modernizar as relações de consumo no Brasil.

– O sucesso de nosso trabalho será garantido mesmo pelas instâncias técnicas que vão trabalhar de forma integrada para a solução dos problemas dos consumidores. Como igualmente, é muito importante, para não dizer que é estratégica, a ação harmônica conjunta dos três poderes da República – acrescentou a presidente.

No evento, Dilma assinou um decreto que cria a Câmara Nacional de Relações de Consumo e outro que regulamenta o comércio eletrônico no Código de Defesa do Consumidor. Além dos decretos, um projeto de lei que também altera o CDC será enviado ao Congresso para reforçar o papel dos Procons, apertar a fiscalização sobre as empresas e aumentar a multa por desrespeito aos direitos do consumidor.

Fonte: Agência Estado, acessado em 15/03/2013 - 12h50 Presidência - Atualizado em 15/03/2013 - 14h37

Nenhum comentário: