sábado, 9 de março de 2013

Ser Mulher e Trabalhadora na Hydro Alunorte: Um grande desafio a ser vencido!

Leida - Operadora de Refinaria

Quando se fala em ser uma mulher da Indústria, muitos pensam logo que é ser alguém que ganha bem e trabalha em escritório, mas as meninas que constroem a Maior Refinaria de Alumina do Mundo, a Hydro Alunorte, tem demonstrado que a realidade é outra, ou seja, é um grande desafio que elas tem aceitado, como parte de sua vida e uma forma de ajudar no sustento de sua família, ou muitas das vezes, sendo elas próprias pai e mãe, ao mesmo tempo.

Dentre os inúmeros exemplos desta situação está a companheira de trabalho e luta, Leida, Operadora da GEPRO II-Precipitação, mãe de dois meninos e duas lindas meninas, é uma verdadeira guerreira na Área Operacional, pois apesar das dificuldades da área, em nenhum momento deixa de realizar suas atividades, mesmo quando esteve grávida de sua filha, lutou até os últimos momentos para atender os desafios de operar o Topo da Área 07, além das demais áreas de sua Gerência.

Ela atualmente tem sido uma grande representante das mulheres no interior da refinaria, pois além de ser respeitada por todos, sejam mulheres ou homens, tem procurado mostrar aos seus gestores o valor de todas elas.

Aqui fica uma pergunta aos 1.600 trabalhadores da Hydro Alunorte: Qual o motivo de não haver OPERADORAS de Sala de Controle na GEPRO I e GEPRO II?

Leida em atividade operacional
Esta é a razão pela qual a companheira Leida está encarando uma nova luta, defender a oportunidade às mulheres de ser uma Operadora de SDCD, mas ela não está sozinha nesta luta, pois ela trouxe este tema para debate dentro do SindQuímicos de Barcarena, através da Diretoria Renovação e Trabalho, a qual já encaminhou este assunto a Área de RH e também ao Diretor Industrial, os quais já estão analisando o caso.

“É por esta razão que a Diretoria Renovação e Trabalho homenageia você Irmã, Mãe, Esposa, Companheira, Guerreira e Mulher Trabalhadora, neste dia 08 de Março, pois sem você não existiria motivo para Ser Feliz”.





Abaixo um breve histórico sobre o Dia 8 de março.


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.


Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Fonte do Histórico: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm acessado em 07/03/2013 às 13h.

Nenhum comentário: