domingo, 24 de março de 2013

Ver-o-Peso comemora 386 anos com roteiro geoturístico

Foto: Tarso Sarraf

Um dos principais cartões portais de Belém, o porto do Mercado do Ver-o-Peso, completa 386 anos e, para celebrar a data, a Universidade Federal do Pará (UFPA) organiza um passeio geoturístico no local, programado para o próximo domingo (24). A programação é gratuita e pretende mostrar um pouco mais sobre os encantos e a história do principal símbolo da capital paraense.

O roteiro geoturístico 'Do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto: Percorrendo e revelando paisagens no centro histórico de Belém' é organizado pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Universidade Federal do Pará (GGeotur/UFPA).

Segundo a professora Maria Goretti, coordenadora do projeto, será uma ótima maneira de celebrar o aniversário desse importante centro histórico e ainda valorizar o patrimônio material e imaterial da cidade.

'O roteiro percorrerá importantes construções da época colonial e da Belle Époque, mas também passaremos por lugares como o Mercado de Carne e pelas erveiras, para mostrar um pouco do saber cultural da nossa região, que assim como as edificações, são de extrema importância para a história de Belém', afirma a professora.

Praça do Pescador, Igreja e Largo das Mercês, Boulevard Castilho França e Prédio da CDP também são algumas das rotas do passeio, que deve terminar ao meio dia no Forte São Pedro Nolasco.

Aos interessados em participar do roteiro, basta enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail roteirogeoturistico@gmail.com. A organização do evento recomenda aos participantes irem de tênis, bonés, protetor solar e roupas leves. As inscrições são abertas ao público e gratuitas. A concentração será no Terminal Turístico da Estação das Docas às 8h30.

Fonte: UFPA - 21/03/2013 - 15:20 – Belém

Nenhum comentário: